Comprimento:
O comprimento total do deck é importante para a manipulação da prancha. Se você é um dos caras maiores no skatepark, então você deve garantir que obtenha um skate mais longo e, por outro lado, se você tiver uma estatura menor, um skate mais curto seria ideal para você. Se você está planejando usar seu skate para andar na rua, você precisará de um skate longo, enquanto uma prancha menor será suficiente para um skatista de skatepark. Geralmente, você pode seguir as seguintes diretrizes: - 70 cm (- 20") Transporte, Cruzeiro 70 - 95 cm (28" - 38") Esculpir, Freestyle 95 - 107 cm (38" - 42") Freeride, Esculpir, Downhill, Slides 107 - (42" -) Cruzeiro, Downhill, Slides
Largura:
A largura dos skates depende do tamanho dos seus pés. É bom ter espaço para seus pés, então se você tem pés grandes, naturalmente você vai precisar de uma prancha mais larga. Pranchas largas geralmente são mais adequadas para manobras, onde uma boa aderência na superfície é necessária. A aceleração também se tornará mais difícil se você não tiver espaço suficiente no skate.
Comprimento:
O comprimento total do deck é importante para a manipulação da prancha. Se você é um dos caras maiores no skatepark, então você deve garantir que obtenha um skate mais longo e, por outro lado, se você tiver uma estatura menor, um skate mais curto seria ideal para você. Se você está planejando usar seu skate para andar na rua, você precisará de um skate longo, enquanto uma prancha menor será suficiente para um skatista de skatepark. Geralmente, você pode seguir as seguintes diretrizes: - 70 cm (- 20") Transporte, Cruzeiro 70 - 95 cm (28" - 38") Esculpir, Freestyle 95 - 107 cm (38" - 42") Freeride, Esculpir, Downhill, Slides 107 - (42" -) Cruzeiro, Downhill, Slides
Largura:
A largura dos skates depende do tamanho dos seus pés. É bom ter espaço para seus pés, então se você tem pés grandes, naturalmente você vai precisar de uma prancha mais larga. Pranchas largas geralmente são mais adequadas para manobras, onde uma boa aderência na superfície é necessária. A aceleração também se tornará mais difícil se você não tiver espaço suficiente no skate.
Distância entre eixos:
A distância entre eixos é a distância entre os dois trucks da prancha. A distância entre eixos sozinha dá à prancha sua capacidade de mudar de direção. Uma distância entre eixos curta permite mudanças rápidas de direção, o que é ideal para carving. Uma distância entre eixos longa permite mais controle sobre sua mudança de direção, o que é ideal para downhill e slides. Uma será melhor que a outra dependendo do seu estilo de pilotagem.
Material do deck:
O material do deck é relevante para flexibilidade, durabilidade e qualidade. O bambu é a solução para você se você quiser um material de deck flexível, enquanto o bordo é a melhor escolha se você quiser um material de deck mais rígido. Se você escolher uma prancha flexível, você vai comprometer a durabilidade do deck. Para garantir a sustentabilidade dos decks de bambu, camadas de fibra de vidro ou carbono podem ser incorporadas. Ambos os materiais simultaneamente fornecem um deck com mais rigidez ou flexibilidade, dependendo da espessura da camada. Este método permite que você crie o skate perfeito para suas necessidades.
Côncavo:
O côncavo é importante porque permite que você tenha uma aderência ainda melhor no deck do skate. O côncavo é a curvatura interna da superfície do deck. Isso ajuda a fixar firmemente os pés no deck e, portanto, proporciona uma melhor aderência.
Flexibilidade:
A flexibilidade de uma prancha é uma expressão de rigidez. Pranchas rígidas têm uma direção muito rápida e oferecem estabilidade e controle, o que é adequado para Slides, Freestyle e Downhill. Pranchas flexíveis são menos estáveis, mas mais confortáveis de pilotar, já que o deck se adapta aos seus movimentos. Pranchas flexíveis são, portanto, adequadas para carving, free ride e Cruising.
Peso:
O peso total do produto quando montado. Se você quiser ser capaz de fazer truques no ar, seu skate não pode ser muito pesado. Note que skates mais leves não duram tanto quanto os pesados.
Perfil da Roda:
A borda da roda tem um grande significado para o seu estilo de pilotagem. Rodas com bordas arredondadas são mais adequadas para andar na rua e rampas, onde se recomendaria rodas com bordas mais afiadas se você estiver planejando usar o skate como transporte. Em geral, pode-se dizer que no freestyle, rodas duras e pequenas com bordas arredondadas são a escolha certa, enquanto no freeride ou cruzeiro, rodas grandes, macias e de bordas quadradas são melhores.
Tamanho das Rodas:
O tamanho das rodas deve depender do seu estilo de pilotagem. Rodas de grande diâmetro são adequadas para conforto, velocidade e aderência, enquanto as rodas de pequeno diâmetro são boas para manobrabilidade e truques. A largura da roda determina quanto contato você tem com o chão. Mais contato com o chão (rodas largas) proporciona conforto, estabilidade e aderência, menos contato com o chão (rodas estreitas) proporciona velocidade, manobrabilidade e deslize mais fácil para slides.
Dureza da Roda:
A dureza de uma roda é medida na escala durometer que varia de 0 a 100A. 0 é o mais macio absoluto, enquanto 100A é o mais duro disponível. Rodas macias proporcionam conforto e menos impacto nas irregularidades da estrada. Rodas duras proporcionam velocidade e facilitam o deslize para slides.
Rolamentos:
Os rolamentos são divididos em ABEC. Valores de ABEC altos significam que o rolamento é feito com mais precisão e, portanto, melhor qualidade. Isso significa que um rolamento ABEC-7 é melhor do que um rolamento ABEC-5. É recomendável que seu valor ABEC seja maior para velocidades mais altas e menor se suas rodas tiverem muito impacto. As buchas também vêm em diferentes níveis, cada uma funcionando melhor com diferentes estilos de pilotagem.
Truck:
Os trucks vêm em diferentes formas e com diferentes ângulos. Ângulos mais altos são projetados para mais curvas de carving e ângulos mais baixos são destinados a menos curvas. É importante que seus trucks se ajustem ao tamanho do deck do seu skate. Existem duas maneiras de montar os trucks. Uma maneira é chamada de montagem superior e a outra chamada de drop trough. Um truck montado na parte superior é fixado na parte inferior do seu skate, o que é uma vantagem se você quiser evitar ter um truck no caminho dos seus pés na prancha. No entanto, a montagem superior diminui um pouco a estabilidade. Este método é frequentemente usado por pessoas que fazem cruzeiro ou freestyle. Os trucks montados em drop through têm a vantagem de serem montados através da prancha, o que cria um centro de gravidade mais baixo e, assim, aumenta a estabilidade. Ter um truck na superfície da prancha pode afetar o espaço para os seus pés. Este método funciona para todos os estilos de pilotagem.
Fita antiderrapante:
A fita antiderrapante é o que o mantém firme no skate e vem em muitos níveis de aspereza e tipos. Quanto mais áspera for a fita antiderrapante, melhor você se mantém firme. A fita antiderrapante muito áspera faz você ficar muito firme, mas também encurta a vida útil de seus sapatos. Como mencionado, existem diferentes tipos. Um deles é chamado de areia transparente e outro é a fita regular, como lixa.